Blog direcionado a pessoas interessadas em processo de transformação focado na solução de problemas, desenvolvimento constante e melhoria contínua.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Tome uma atitude

Olá, boa tarde.
Como vai você?
Está tudo bem?
Como está a sua vida sentimental, os seus relacionamentos e o quanto está satisfeito com eles?
E a sua vida financeira, como ela está?
Está satisfeito com a carreira que escolheste?
...

Eu gostaria de te fazer um pedido:

 Está na hora de parar de mentir para si mesmo.


Você pode mentir para qualquer outra pessoa no mundo, mas você não consegue mentir para si mesmo. E sabe por quê? Porque você é a única pessoa com quem você sempre pode contar. Procure a verdade na sua alma, para que você realmente saiba quem você é, onde você está, quem você deseja ser e onde deseja estar. Quando você fizer isso, você terá uma melhor compreensão de onde você está agora e como você chegou aqui, e você estará melhor equipado para identificar onde você quer ir e como chegar lá.  Nossas vidas melhoram apenas quando arriscamos encarar as oportunidades, e a primeira e mais difícil oportunidade que podemos encarar é sermos honestos conosco mesmos.
  
 
Seja honesto com você mesmo sobre tudo.
 
Seja honesto sobre o que está bem, assim como sobre o que precisa ser mudado, pois isso é fundamental quando você se propõe a realizar mudanças, que lhe permitam viver uma vida mais equilibrada e harmonizada, com você e com seu próximo.
Seja honesto sobre o que você quer alcançar e quem você quer se tornar. Seja honesto com todos os aspectos da sua vida, sempre.

Com certeza não será uma tarefa simples, porém ao fazer isso você perceberá que ao longo de sua vida você desenvolveu meios de se defender do medo de não ser aceito, amado e respeitado do jeito como você é vindo, então, a esconder-se e fechar os olhos para as várias partes de si mesmo, fragmentando sua integridade, fingindo ser o que não é, para você e para os outros. Por isso, por essa decisão de anular-se transformou-se num alienado de si mesmo.

- Como reverter esse quadro?
Tomando a decisão de se olhar, pois você só consegue mudar o que você vê.

Observe se você age de alguma dessas formas: (lembre-se, não será fácil, pois você faz isso inconscientemente. Este é um primeiro passo simples para seguir em frente em sua decisão de acolher-se sem máscaras.)
  • A pessoa que é desonesta consigo mesma:
- Substitui sentimentos verdadeiros por pensamentos racionalizados. Ou seja, a experiência real e presente é substituída por uma resposta intelectualizada , explicada e justificada.
- Ilude, manipula ou camufla sentimentos que julga negativos, exibindo "sentimentos honestos”, ou seja, coloca-se na defensiva. 
- Diminui o respeito pelo outro, uma vez que não se respeita.
- não respeita a si mesmo, nem a seus eus perdidos.


  • Como funciona a falta de honestidade consigo mesmo?
-Uma parte de você insiste que é honesta sem mesmo analisar o que está fazendo ou dizendo. É algo automático:“Eu não ajo assim.”, “Não é o meu caso.” 

- É mais fácil para você defender as suas ações do que examiná-las honestamente. 

- Você sempre aceita que existe uma boa razão para não ser honesto, mesmo que de forma inconsciente. 

- O certo é que você é desonesto consigo mesmo para evitar algo de que tem medo e você sempre acha que esta é uma boa razão.

- A sua crença limitante de que não pode ser amado tal como você é, e, de não ser capaz de lidar com o desamor leva-o a mentir para si mesmo.Você tem medo e lhe falta coragem para ficar diante de si mesmo. 

- Essa crença limitante responsável pelo seu medo pode estar perdida no meio dos acontecimentos ou escondida pela camuflagem que você usa para não ter que encará-la. 

- Você se torna “um fingido deliberado” e canaliza toda a sua energia para criar falsas identidades, mantê-las e encená-las.

  • Quais as consequências disso?
- Por causa do fingimento e do sentimento de culpa coloca-se na defensiva projetando nas outras pessoas a responsabilidade pelos fatos, ações, pensamentos, sentimentos e intenções que você reluta em expressar.

- projeta no outro e no mundo a sua desonestidade secreta, que retorna para você nas ações de estranhos.

- Instala-se o auto-engano e a “mentira” torna-se “verdade”, uma outra crença limitante com a qual você passa a conviver.
 
Como tornar-se honesto consigo mesmo?
- Tomando a atitude de encarar e lidar com o que considera perigoso, difícil e doloroso, ao invés de fugir (fingir). Essa atitude é o que chamamos de coragem.

- Lembrar que fingir é cansativo e drena a sua energia. Isso porque é uma tentativa de demonstrar alguma coisa que é diferente do que você sente, do que você pensa, do que você é verdadeiramente

- Descobrir o medo que está oculto por trás do seu fingimento. Quando você encara um ato desonesto e diz para si mesmo: “ Eu fiz isto porque estava com medo." é como respirar o ar puro. Você deu o primeiro passo simpels e pode trabalhar sobre você mesmo e tornar-se uma pessoa íntegra, verdadeira e compromissada consigo mesma.



0 comentários :

Postar um comentário